Windows, Linux ou macOS?

06. junho 2018 Technology 12
Windows, Linux ou macOS?

Já que estamos em pé de guerra com a história sobre a Microsoft comprar o GitHub, que tal falarmos sobre sistemas operacionais? #polêmica

 

Quem trabalha com tecnologia sabe, esse é um dos assuntos mais polêmicos, e que mais causam discussões, e embora exista muito conteúdo na internet, acredito que muitos que iniciam na área de tecnologia também se perguntam “Quais desses sistemas operacionais é o melhor?” ou “Qual deles eu tenho que aprender?”

Eu passei por essa mesma dúvida e descobri algo muito importante.

 

Quando eu trabalhava somente com o Windows eu achava ele o melhor SO de todos e acha Linux a pior coisa do mundo, mas sabe por quê?

Porque não sabia usar, simples assim.

Após muito tempo programando, me apaixonei pelo Linux.

Sendo Dev, achei o Linux um sistema mais fluído, onde possuo mais domínio sobre o que instalo, deixo de instalar e até mesmo possuo um domínio melhor de configuração do meu ambiente de desenvolvimento, coisas com as quais eu perco um pouco mais de tempo quando utilizo Windows.

Para trabalhar com Design, prefiro mil vezes o Windows, pelo simples fato de poder utilizar os softwares da Adobe.

Sim eu sei, que o Linux tem softwares muito bons para trabalhar com imagens e etc, mas por enquanto eu prefiro os da Adobe.

E o macOS? Nunca vi, nem usei, eu só ouço falar… rsrs

Queria muito ter uma experiência com macOs desenvolvendo para saber como é, mas por enquanto não tive oportunidade.

 

Mas e então, se estou começando  “Quais desses sistemas operacionais é o melhor?” ou “Qual deles eu tenho que aprender?”

Uma coisa que aprendi é que o melhor sistema operacional é aquele que você se sente mais confortável para trabalhar, então se você esta iniciando escolha um deles, utilize durante um tempo, depois mude para outro e veja qual SO se encaixa melhor na sua realidade, seja ela de Design ou de desenvolvimento.

Utilidade pública: depois que você escolher o seu SO preferido NÃO saia por aí criticando e ridicularizando o SO que o  amiguinho utiliza, e muito menos force o amiguinho a utilizar o seu SO, como vejo muitas pessoas fazendo por ai.

 

Lembre-se, o bom desenvolvedor é aquele que  consegue fazer o seu melhor independente do SO que está sendo utilizado.

Uma outra dica que guardo para a minha vida é:  tenha o seu predileto, mas não deixe de aprender pelo menos o básico dos outros SOs pois hoje, muitas empresas deixam você escolher e instalar o seu sistema operacional preferido, porém muitas empresas também possuem um padrão de ambiente de desenvolvimento e, por mais que alguém te diga, como foi falado para mim muitas vezes: “Escolha a empresa que tem mais a ver com você, não deixe a empresa te escolher”, não se esqueça que VOCÊ escolheu a empresa que tem mais a ver com você, porém regras são regras, padrões são padrões e clientes são clientes, se estamos no ambiente devemos respeitá-los.

 

Hoje um Dev não deve ser proibido de utilizar um SO, seguir as regras é essencial, e saber respeitar e sugerir/implementar mudanças também.

 

Atualmente eu utilizo Mint para desenvolver em casa, mas já utilizei Slackware, Debian e Ubuntu. E para a parte de Design utilizo Windows com os softwares da Adobe, e no trabalho eu utilizo Windows para desenvolver.

E você? Quais SOs já usou? Qual o seu predileto?

 

Curte ai e comenta!

 


12 thoughts on “Windows, Linux ou macOS?”

  • 1
    Saymon Sampaio on 7 de junho de 2018 Responder

    meu uso casual e ate mesmo profissional e com o windows, mas muita gente da minha área usa e recomenda MacOS, pena que no Brasil ter acesso a esse sistema mesmo que para conhecer é muito caro

    • 2
      Su Specie on 10 de junho de 2018 Responder

      É verdade amor, dizem que para trabalhar com imagem macOS é muito melhor, porém ja ouvi falar também que por tudo ficar tão perfeito, vc as vezes acha que esta tão lindo, mas quando coloca para ver em um outro pc (q no caso não depende de SO), não fica tão bonito hahaha…
      mas, como nunca usei também não tenho certeza disso.
      Acho que quando a Adobe disponibilizar os softwares para Linux, vc iria achar bem legal.

  • 3
    Rafael Funchal on 8 de junho de 2018 Responder

    > E o macOS? Nunca vi, nem usei, eu só ouço falar… rsrs

    Quando migrei para o OS X (que depois mudou para macOS), o achei bem parecido com algumas distribuições GNU/Linux (ElementaryOS pega muita coisa de estilos dele) e, como eu já usava GNU/Linux há alguns anos, não sofri muito.

    Basicamente, o macOS tem as melhores ferramentas disponíveis no Linux e Windows ao mesmo tempo, porém, confesso que estranhei a maçã não ter a infinidade de programas gratuitos como o pinguim 😛

    • 4
      Su Specie on 10 de junho de 2018 Responder

      Po legal Funchal! Muita gente que era do Linux e utiliza macOS me diz isso, que a transição de um para o outro foi muito fácil.
      Ontem utilizei um macOS por 5 minutos, mas foi só para salvar umas imagens do google no desktop #sofri, caraca achei mto difícil mexer kkk mas acho que conforme vai utilizando fica tudo melhor ne?
      Sobre os programas não serem gratuitos como no Linux isso me preocupa :/ mas se for igual o iPhone, que no caso sou fãple rs tipo eu não uso os programas que são pagos então pra mim não faz diferença.
      Quais programas vc costuma utilizar e que são pagos?

  • 5
    Paulo Ogliano on 10 de setembro de 2018 Responder

    Muito legal!! Atualmente desenvolvo nos 3 principais SOs. Para mim, a parte de design com Mac não difere tanto com Windows, mas priorizo um dos dois para este segmento do que Linux, mas o GIMP está aí para isso, e qual motivo de eu não usá-lo? Tempo para aprender a destrinchar o GIMP kkkkkk. Mas o fato é, que no Linux, pelo menos comigo, algumas coisas não rodam de maneira fluída, como por exemplo, neste exato momento estou passando dificuldades para fazer o Skype funcionar com a Conta Microsoft. Já tentei outras distros e o erro é o mesmo.. Mas enfim, concordo com a parte de que o Linux é muito melhor na questão de configuração do ambiente. 🙂

    • 6
      Su Specie on 15 de outubro de 2018 Responder

      Show de bola Paulo, acho muito legal vc saber os 3 SOs e não ter nenhum problema para usar nenhum deles.
      Realmente, tem que ter tempo para aprender a mexer no GIMP, acredito ser o mesmo nível de aprendizado do Photoshop, ne?
      Puts, Skype no Linux é complicado, qual distro você usa? Aliás, você ja conseguiu fazer funcionar?
      Adorei seu comentário, continua acompanhando o blog e me falando que achou, andei meio distante por conta do trabalho mas agora estou voltando rs.

      • 7
        Paulo Ogliano on 18 de outubro de 2018 Responder

        > acredito ser o mesmo nível de aprendizado do Photoshop, ne? – Também acho que seja por aí rs

        > qual distro você usa? – Meu primeiro contato foi com o Ubuntu, na época, versão 5, que ainda enviavam mídias com versão live kkkkkk mas ultimamente tenho brincado com o Deepin e Manjaro, mas tenho gostado muito do Mint Cinnamon.

        > Aliás, você ja conseguiu fazer funcionar? – Sim, tive sorte dele rodar no próprio Mint. Aliás, instalei o Skype pela loja de apps do sistema, e só conseguia logar com o nome skype. Como tenho uma conta que foi criada depois que a Microsoft comprou a Skype e tirou o recurso do nome skype, o login é com a conta da Microsoft, e sempre dava erro. Então, para resolver o problema, removi pela loja também, e fiz a instalação via terminal, e acessou! #ficadica

        A única coisa chata da versão 8, é que não consigo rodar mais de uma instância ao mesmo tempo, nem no Windows e nem no Linux.. =/

        • 8
          Su Specie on 19 de outubro de 2018 Responder

          Que bom que vc conseguiu resolver, Paulo!
          Sobre as duas instâncias do Skype tenta ver se não vale a pena você instalar uma ferramenta chamada Franz, ela funciona tanto para linux quanto para windows, com ela vc vai conseguir abrir as suas duas contas.
          Porém assim, esse Fraz antigamente era muito bom, mas agora esta meio pesado, mas mesmo assim acredito que vá te ajudar. 😉

          • 9
            Paulo Ogliano on 19 de outubro de 2018

            Fala Su, beleza?

            Uma coisa a dizer: Sensacional!

            Não conhecia essa ferramenta, e ajudou bastante. No momento estou testando ele no Windows 10, além da versão para Linux que você mencionou, também vi no site que tem para Mac OS também, e vou testar nas outras plataformas. Show de bola!!!! Muito obrigado por esta super dica! ^^ Valeu!

          • 10
            Su Specie on 22 de outubro de 2018

            Falaa Paulo, tudo certo aqui e ai?

            Obrigada!! Fico muito feliz com esses comentários! 😀

            Esse programa antes era bem mais rapido, agora esta bem pesado, mas usando só Skype nele acho que não fica tão ruim rs.
            Que isso, estou aqui para compartilhar conhecimento! rsrs

            Continue acompanhando as postagens no blog, hein?
            Vlwwww!

  • 11
    Paulo Corazza on 27 de outubro de 2018 Responder

    Oi su !

    Comecei a trabalhar como dev tem uns 8 meses, cheguei na empresa com Windows, uma semana depois migrei pro linux(ubuntu) e recentemente adquiri um macbook pro. Para trabalhar com desenvolvimento realmente o linux e o mac são bem melhores pelo simples fato de o terminal ser bem funcional e não igual ao prompt do windows, mas sem preconceito com quem usa windows hehehe

    • 12
      Su Specie on 31 de outubro de 2018 Responder

      Oie Paulinho!!
      Quanto tempo hein? rs

      Show de bola!! Trabalhar como dev é mto amor <3 rsrs
      Você é dev do que atualmente? Front, Back, Full?
      Exatamente, o terminal do linux e do mac são super funcionais, mas aposto que daqui algum tempo vc vai reparar que além disso vc também tem mais autonomia no seu ambiente, vc sabe tudo o que ta rolando no seu ambiente e consegue manipular facilmente. Acredito que com Mac também seja assim, certo? Me fale se estiver errada rs.
      Continue acompanhando o blog, o proximo vou ensinar a instalar o Linux Mint e instalar alguns programas padrões que utilizo no dia-a-dia.
      Ps: sem preconceito com nada! rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *